domingo, 31 de maio de 2009

ABC, DIGITAL





PLANEJAMENTO CHP / 2009
Informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional. De acordo com Almeida & Prado (1991,p.1).

OBJETIVOS

● Explorar a criatividade da criança;
● Incentivar na criança o uso da máquina;
● Despertar a curiosidade da criança;
● Estimular à reflexão, o raciocínio, a compreensão de conceito da máquina;
● Proporcionar a construção do conhecimento da informática;
● Estimular a pesquisa;
● Trabalhar com os propósitos educacionais, desenvolvendo a formação da criança;
● Exploração da máquina e seus componentes;
● Apresentar o computador como mediador entre a criança e professor;
● Trabalhar com ajuda do computador alguns conceitos explorados com a turma;

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A informática surgiu com o objetivo de ajudar o comércio, a indústria, principalmente a bélica, embora a informática tenha nascido para ajudar a indústria bélica para atender as necessidades das fábricas, hoje a informática evoluiu e foi aprimorada para outros setores da economia, e não deixou de fora a Educação.
Seu uso adequado oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade das crianças, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.
Incluir a criança no mundo da “inclusão digital”, hoje em dia é uma meta para todo processo educativo.
Para que a educação utilize a informática de maneira qualitativa é necessário que se articule quatro aspectos: o computador, o software, o professor e a criança, estes aspectos trazem benefícios na formação da criança.
O computador é uma ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, investigar, levantar hipótese, pesquisar, criar e assim construir seu próprio conhecimento, possibilitando uma aprendizagem lúdica.
Dessa forma a criança irá utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e futuro.
Sendo assim, a criança passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.
Os softwares devem oportunizar uma maior interação entre a criança e o ambiente de aprendizagem, ajudar no desenvolvimento e na organização do pensamento, bem como, despertar o interesse e a curiosidade das crianças aspectos fundamentais para a construção do conhecimento.
AVALIAÇÃO
Acontecerá trimestralmente com a equipe escolar no horário de TDC, nas reuniões de R.F.E. E com os alunos. Dentro do projeto estaremos avaliando as atividades aplicadas constantemente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALMEIDA, Maria E. B. & PRADO, Maria E. B. B. Um retrato da informática em educação no Brasil. 1999. Endereço Eletrônico: http://www.proinfo.gov.br. Data da
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf

SETTE, S. S. et al. Formação de professores em informática na educação. Endereço Eletrônico: http://www.proinfo.gov.br. Data da consulta: 08/06/2001.

VYGOTSY, L. et al., Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Um comentário:

  1. Oi Luciana,
    Ficou lindo o Blog, só faltou o título do projeto em informática.
    Beijos,
    Angela

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