sábado, 6 de junho de 2009

Características da criança de 02 e 03 anos




A criança nessa faixa etária explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo, vivenciando situações complexas de exploração do espaço. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidas. Ela não pára: sobe, desce, pula entra e sai de pequenos lugares; desenvolvendo assim a noção de espaço e tempo.
Nessa faixa etária de 2 e 3 anos acontece o período pré-operacional, onde a criança age intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social e construindo o conhecimento do mundo em que vive.
As atividades abaixo favorecem o desenvolvimento da criança dessa faixa etária:
-brincar com bonecos articulados e desmontáveis;
- situações rítmicas;
- relaxamento espontâneo;
- situações de equilíbrio;
- rolar;
- virar cambalhota;
- arremessar e parar uma bola;
- arrastar e puxar objetos;
Essas atividades são bastante agradáveis para a criança e irão desenvolver sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória e linguagem.
O interesse do momento é que seleciona a escolha da atividade. Sua concentração é pequena e está ligada ao grupo. As atividades necessitam ser livres (orientadas, não dirigidas) e baseadas em experiências e vivências com o próprio corpo. O espaço deve ser amplo e o uso de material concreto constante.

Um comentário:

  1. Gostei das dicas, pois agora entendo essa agitacao toda da minha filha, é exatamente como vc descreveu! entao, ela esta na normalidade, rs, gracas a Deus!
    Agora, eu gostaria de ler a respeito da parte emocional da crianca nessa fase dos 2 anos: comolidar com as birras, choros, agressoes e como detectar se algo vai mal emocionalmente.
    Obrigada, Luciana e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir