domingo, 31 de maio de 2009

Objetivos Gerais e Específicos 2009



OBJETIVOS GERAIS

• Preparar para a cidadania dentro da compreensão teórica e prática dos direitos e deveres da pessoa humana, da família e demais elementos que integram o convívio social, desenvolvendo atitudes de solidariedade, diálogo, cooperação, repúdio às injustiças e respeito mútuo;
• Através do reconhecimento dos diferentes ambientes possibilitando a criança o conhecimento de si e do outro, proporcionando a construção de sua identidade;
• Ampliar o conhecimento de mundo da criança partindo de seus conhecimentos e manuseando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística e corporal.
• Compreender o ambiente natural e social em todos os aspectos em que se fundamenta a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Valorização da relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
• Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico concretamente;
• Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
• Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora);
• Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
• Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
• Reconhecimento do próprio corpo e aceitação das diferenças entre os colegas;
• Observação e exploração do meio ambiente;
• Ampliação da comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
• Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
• Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
• Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
• Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças;
• Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
• Realizar atividade de volta à calma, com o intuito de relaxar corporalmente;

13 comentários:

  1. Luciana, sou tbém prof, de Educação- Física para pessoas com Necessidades Especiais, em um Centro especializado, e fiquei muito feliz em poder ver que existem prof, preocupados em uma melhor qualidade de ensino p seus alunos e com responsabilidade social e inclusão, onde ^pôde ser visto em sua fala. Parabéns!!!!!!!!Jaqueline Peixoto Gov.Valadares - MG

    ResponderExcluir
  2. PROF GOSTARIA QUE VOCÊ MANDASSE MODELO DE OBJETIVO INTERDISCIPLINAR

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana, eu me chamo Claudia, sou Professora de Educação Física da Rede Estadual de Ensino, e atualmente começei a trabalhar em um local especializado no atendimento a portadores de necessidades especiais. Confesso a você que andava muito desanimada com o sistema de ensino e consequentemente com a minha profissão. Sentia-me inútil no que se refere à Educação Física Escolar. Os tempos mudaram, o sistema tb e a meu ver, a Educação Física Escolar ficou banalizada, pouco valorizada e voltada praticamente para o lazer e a recreação, por uma série de motivos que relatarei em um outro momento se necessário...
    Estou bastante animada agora com o meu novo local de trabalho (sinto que poderei fazer realmente diferença na vida dos meus alunos novos) e escrevo para vc agora para pedir auxílio no que se refere ao trabalho específico da Educação Física Escolar para Portadores de Necessidades Especiais. Nunca trabalhei somente com especiais, só nos casos onde havia a tão famosa "inclusao". Temo não conseguir atingir meus objetivos e, principalmente, não alcançá-los nas suas necessidades. Que literatura vc me recomendaria para que eu possa abrir meus horizontes nessa área...que conselhos vc poderia me dar nessa hora tão importante, para que eu não cometa "erros" nessa nova fase da minha docência?
    Preciso de ajuda...help-me!

    Passo a ser sua sua seguidora e espero podermos compartilhar experiências. Por gentileza, visite meu blog: clausantanaartes.blogspot.com

    Bjks, Clau Santana.

    ResponderExcluir
  4. Nota dez pra seus objetivos.
    Muito bem, Luciana.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Entrei por acaso no seu blog, amei!
    Estava pesquisando: Objetivos gerais e específicos. E com certeza valeu a pena.

    Adriana de O. Alves Pereira, estudante de Serviço Social, pela Universidade Luterana do Brasil (EAD).

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por tudo q vc é, mas principalmente pelo amor que vc tem pela Ed. Inf. Sou professora de Ed. Inf., mas infelizmente todas as dificuldades que enfrentamos nessa profissão tem me deixado bem desanimada, a ponto de desistir e desacreditar da educação.
    vc é uma guerreira!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi luciana parabens gosto muito do seu blog esta me ajudando bastante, sempre que preciso de idéias venho aqui. muito obrigado pelo ajuda..beijos

    ResponderExcluir
  9. sou graduando em pedagogia e gostei muito do blog bem interessante!

    ResponderExcluir
  10. ola, estivesse te visitando a procura de objetivos para projeto arte.

    ResponderExcluir
  11. gostaria do objetivo especifico sobre a qualidade de ensino e aprendizagem para o maternal

    ResponderExcluir
  12. Gostaria do objetivo geral e especificos sobre a importancia da afetividade para o desenvolvimen
    to cognitivo infantil.

    ResponderExcluir
  13. Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças; NÃO ENTENDI... PODERIA ME EXPLICAR?

    ResponderExcluir