domingo, 31 de maio de 2009

CARACTERIZAÇÃO DA SALA 2009



AGRUPAMENTO 3 – C
Mestre não é quem sempre ensina,
mas quem de repente aprende".
(Guimarnes Rosa)


CARACTERIZAÇÃO DA SALA

O agrupamento 3 – C está formado com vinte e seis crianças, nos quais alguns freqüentam outra unidade educacional a tarde e outros ficam com os familiares, a maioria são de classe médio-baixa, onde os responsáveis pela criança precisam trabalharem o dia todo para o sustento da família.
Algumas crianças conseguem manifestar suas preferências, seus desejos e desagrados, através da forma verbal ou chorando.
Algumas crianças são independentes do adulto, se trocam, vão ao banheiro sozinho, se alimentam sozinhas, faz sua higiene sozinha, sob a orientação de um adulto, outras crianças precisam da colaboração e orientação de um adulto para executar as tarefas dadas.
Todas as crianças participam das brincadeiras, das atividades desenvolvidas em sala realizadas pela professora, nas quais são realizadas de acordo com sua capacidade.
Ao brincar de faz-de-conta cada criança cria sua brincadeira, algumas crianças preferem ficarem sozinhas, outras em grupos. Ao terminar a brincadeiras todos organizam os brinquedos sob a orientação da professora.
Ao brincar no parque as crianças pulam, correm, brincam no tanque de areia, sobem em arvores pequenas, rolam pneus, interagem com outras crianças de idades maiores se maiores dificuldades.
Algumas já reconhecem a primeira letra do nome, reconhecem números, manuseiam cola, guache giz de cera, lápis de cor e outras matérias sem dificuldades.
As crianças têm um pouco de dificuldades em respeitar as regras por elas criadas, “regras de convívio”, onde o grupo tem o que pode e que não pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário