domingo, 7 de junho de 2009

FESTA JUNINA


Começamos o trabalho com o resgate da História e da Cultura das Festa Juninas, através de textos do Menino Maluquinho. Descobrimos o motivo delas existirem, tanto religioso, quanto, posteriormente, por tradição.
Falamos sobre as comidas típicas, as músicas, as danças, as brincadeiras, ... e também pensamos sobre o que vem sendo incorporado aos festejos, como a cultura country.
Das comidas típicas, destacamos algumas, dentre as quais: pipoca, paçoca, pé-de-moleque, cachorro-quente, quentão, vinho quente, amendoim, bolo de fubá, bolo de cenoura, bolo de milho, milho verde, doce de abóbora, doce de batata, ...
Tivemos um dia de Festa ‘interna’, para os alunos e familiares, na qual os pais contribuíram com pratos típicos. Na festa, tivemos brincadeiras próprias de uma festa ‘caipira’ (boca do palhaço, bola na lata, pesca), com prendas para os alunos da escola. Foi um momento para a apresentar a dança da quadrilha que preparamos com as três turmas do período.
Conversamos e trabalhamos com as vestimentas típicas, realizando um trabalho de desenho e recorte e colagem de tecido para a ilustração de uma vestimenta caipira.
Fizemos uma atividade de ilustração de uma festa junina, de como pensamos que ela é, e concluímos que muitas vezes elas acontecem à noite. Assim, fizemos, posteriormente, a pintura “Noite estrelada”, de Van Gogh.
Ainda em preparo para a festa, fizemos a decoração, com bandeirinhas de jornal, de papel dobradura e de papel de seda. As próprias crianças recortaram e colaram nos barbantes, dando um ‘show’ de coordenação motora, trabalho em equipe, cuidado com o material utilizado. Também foram feitas lanterninhas e balões Foi uma festa muito gostosa, e pudemos, novamente, contar com a participação da família, tanto antes, quanto durante a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário