quinta-feira, 30 de julho de 2009

Influenza A (H1N1)

Influenza A (H1N1)


1 - A Gripe A (H1N1) tem comportamento idêntico ao da Gripe comum, não havendo motivo para pânico nem medidas extremas.

2 - A transmissão do vírus da gripe ocorre por via respiratória ou por contato direto com a pessoa gripada ou com superfícies contaminadas.

3 - Lave sempre suas mãos e oriente aos pacientes gripados a fazer o mesmo e a usar máscara cirúrgica ou lenços ao tossir ou espirrar. Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Procure manter os ambientes ventilados.

4 - Caso sejam constatados sintomas respiratórios como febre, tosse, dor na garganta, mal estar, você deve procurar atendimento médico com seu médico habitual, no posto de saúde mais próximo ou em uma UPA (rede básica de atendimento) e iniciar seu tratamento.

5 - Como em qualquer gripe, eventualmente, em pessoas debilitadas ou suscetíveis, podem ocorrer complicações, neste caso retorne ao seu médico para receber orientações.
6 - São sinais de complicação, mal estar muito intenso com fraqueza muscular e confusão mental, falta de ar em repouso ou em pequenos esforços ou queda progressiva do estado geral.

7 - Para o tratamento da gripe A H1N1 não é necessário realizar exame complementar, desta forma, os hospitais só estão coletando material para exame nos casos graves.

8 - Maiores informações técnicas e orientações sobre outras condutas em relação à Gripe A H1N1, estão disponíveis no seguinte endereço (link): http://portal.saude.gov.br/saude/
9 - As principais diferenças entre a gripe comum e a gripe A (H1N1) podem ser vistas no quadro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário