domingo, 21 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES "DENGUE"

MANTER PRATOS DE PLANTAS SEMPRE SECO.(DOBRADURA DO VASO DE FLOR E DOBRADURA DE TULIPA E DESENHO DA CRIANÇA)

ESVAZIAR GARRAFAS E PNEUS COM ÁGUA PARADA.(PESQUISA EM REVISTA)


LAVE BEBEDOUROS DE AVES E ANIMAIS COM UMA ESCOVA OU BUCHA; E TROQUE A ÁGUA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.(DESENHO FEITO PELA CRIANÇA).


MANTER O LIXO FECHADO. (DOBRADURA DO CESTO DE LIXO)

MANTER A TAMPA A CAIXA D’ÁGUA FECHADA. (DESENHO DA CRIANÇA)

O MOSQUITO ESPERTO

O MOSQUITO É UM INSETO
MUITO ESPERTO
PICA, PICA, PICA
ELE ESTÁ MUITO INQUIETO.

TODOS NÓS SABEMOS
O QUE TEMOS QUE FAZER
NÃO DEIXE ÁGUA PARADA
PARA O MOSQUITO NÃO NASCER.

MUITO CUIDADO
AVISA QUEM É AMIGO
SE DEIXAR ÁGUA PARADA
ESTÁ CORRENDO UM GRANDE PERIGO.


ANDRÉ
(http://varaldepoesia.blogspot.com/2008/04/nossas-poesias-sobre-o-mosquito.html)

DESENHE

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA...




Artista Plástico Ivan Cruz, que nasceu em 1947
nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro
como toda criança.

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA...





Artista Plástico Ivan Cruz, que nasceu em 1947
nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro
como toda criança.

PROJETO IDENTIDADE/2010

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Sentir a necessidade de proporcionar as crianças um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
Construção de outros valores de vida;
Aquisição de novas formas de relações;
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
Estabelecer uma relação com a sociedade;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Identificar tipos de moradia e formas de construções;
Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

CONTEÚDOS:
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
Participação em pesquisas;
Exploração de retratos;
Compartilhar experiências vividas; •.
Árvore genealógica;
Membros Integrantes da família;
Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar;
Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;
Linguagem Oral e Escrita;
Rodas de conversas;
Leitura e escrita do nome;
Parlendas;
Advinhas;
Histórias;
Seqüência numérica;
Contagem;
Função dos números;
Calendário;
Grafia de números;
Leitura de números;
Desenho;
Autores;
Pintores;
Obras de artes;
Pintura;
Recorte e colagem;
Modelagem;
Apreciação;
Esquema corporal;
Órgãos dos sentidos;
Amimais de estimação;
Circuitos;
Brincadeiras;
Música.

ESTRATEGIAS:
Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Produzir textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Elaborar com as crianças as regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas; Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo;
Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto – retrato;
Providencia material para os alunos Desenharem seus auto – retratos;
Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes das crianças;
Confeccionar material de pesquisa e observação para uso das crianças referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.);
Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto;
Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.);
Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.);
Auto – Retrato;
História do Nome;
Atividades com nomes;
Esquema corporal;
Órgãos dos sentidos;
Número do sapato;
Animais de estimação;
Álbum Individual e mural coletivo;
Dobradura;
Releitura de Obras de Artes.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo e atividades produzidas espontaneamente.
Projeto elaborado por: LurissoFev/2010.