domingo, 31 de maio de 2009

ABC, DIGITAL





PLANEJAMENTO CHP / 2009
Informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional. De acordo com Almeida & Prado (1991,p.1).

OBJETIVOS

● Explorar a criatividade da criança;
● Incentivar na criança o uso da máquina;
● Despertar a curiosidade da criança;
● Estimular à reflexão, o raciocínio, a compreensão de conceito da máquina;
● Proporcionar a construção do conhecimento da informática;
● Estimular a pesquisa;
● Trabalhar com os propósitos educacionais, desenvolvendo a formação da criança;
● Exploração da máquina e seus componentes;
● Apresentar o computador como mediador entre a criança e professor;
● Trabalhar com ajuda do computador alguns conceitos explorados com a turma;

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A informática surgiu com o objetivo de ajudar o comércio, a indústria, principalmente a bélica, embora a informática tenha nascido para ajudar a indústria bélica para atender as necessidades das fábricas, hoje a informática evoluiu e foi aprimorada para outros setores da economia, e não deixou de fora a Educação.
Seu uso adequado oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade das crianças, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.
Incluir a criança no mundo da “inclusão digital”, hoje em dia é uma meta para todo processo educativo.
Para que a educação utilize a informática de maneira qualitativa é necessário que se articule quatro aspectos: o computador, o software, o professor e a criança, estes aspectos trazem benefícios na formação da criança.
O computador é uma ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, investigar, levantar hipótese, pesquisar, criar e assim construir seu próprio conhecimento, possibilitando uma aprendizagem lúdica.
Dessa forma a criança irá utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e futuro.
Sendo assim, a criança passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.
Os softwares devem oportunizar uma maior interação entre a criança e o ambiente de aprendizagem, ajudar no desenvolvimento e na organização do pensamento, bem como, despertar o interesse e a curiosidade das crianças aspectos fundamentais para a construção do conhecimento.
AVALIAÇÃO
Acontecerá trimestralmente com a equipe escolar no horário de TDC, nas reuniões de R.F.E. E com os alunos. Dentro do projeto estaremos avaliando as atividades aplicadas constantemente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALMEIDA, Maria E. B. & PRADO, Maria E. B. B. Um retrato da informática em educação no Brasil. 1999. Endereço Eletrônico: http://www.proinfo.gov.br. Data da
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf

SETTE, S. S. et al. Formação de professores em informática na educação. Endereço Eletrônico: http://www.proinfo.gov.br. Data da consulta: 08/06/2001.

VYGOTSY, L. et al., Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

Rotina




AGRUPAMENTO 3 – C
ROTINA DA SALA

HORÁRIO ATIVIDADES
08h00min as 09h10min Entrada das crianças;
Oração;
Roda da conversa;
Rotina do dia:
Atividade Planejada;

09h10min as 09h20min Higiene pessoal.
09h20min as 09h50min Lanche.
09h50min as 10h00min Higiene escovação.
10h00min às 10h50min Parque.
10h50min às 11h10min Higiene pessoal.
11h10min as 12h00min Atividade diversa depende do planejamento do dia.
QUINTA-FEIRA Vídeo.
SEXTA-FEIRA Brinquedo de casa.

PROJETO CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS




AGRUPAMENTO 3 – C
3º TRIMESTRE
PROJETO CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS
JUSTIFICATIVA:

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
OBJETIVOS:
• Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
• Reconhecer que os animais são seres vivos;
• Comparar diversos tipos de animais através da observação;
• Identificar diferenças e semelhanças entre os animais.
SABER IDENTIFICAR:
• Animais domésticos e selvagens;
• Animais úteis e nocivos ao homem;
• Reconhecer as diversas espécies de animais;
• Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
• Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais;
• Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
ESTRATEGIA:
• Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
• Recorte e colagem;
• Modelagem de animais;
• Músicas e poesia;
• Dobradura;
• Exibir vídeos sobre animais;
• Montagem de murais;
• Brincadeiras dirigidas;
• Mensagens;
• Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.


AGRUPAMENTO 3 – C

PROJETO “NOSSO FOLCLORE”
JUSTIFICATIVA:

Resgatar a nossa cultura e nossos valores, garantindo assim as tradições às outras gerações.
OBJETIVOS:
• Valorizar o folclore brasileiro;
• Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
• Promover a socialização;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio das poesias músicas e danças;
• Incentivar a criatividade e a imaginação.
ESTRATÉGIA:
• Fantoches;
• Recorte e colagem;
• Músicas;
• Poesias;
• Dobradura;
• Confecção de um mural com figuras folclóricas;
• Desenhos livres sobre o tema;
• Jogos e brincadeiras folclóricos;
• Confecção de um álbum.
AVALIAÇÃO:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.


2º TRIMESTRE
PROJETO “FESTANÇA NO ARRAIA”

JUSTIFICATIVA:
Proporcionar a sociabilidade e a integração da comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas e brincadeiras folclóricas.
OBJETIVOS:
• Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
• Resgatar nossa cultura, despertar o gosto pelas festas juninas, como folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e religioso;
• Desenvolver a socialização da criança;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
• Incentivar a criatividade e a imaginação.
ESTRATEGIA:
• Recorte e colagem;
• Músicas juninas;
• Dobradura;
• Enfeites;
• Convites;
• Desenho livre sobre o tema;
• “O dia da Pipoca”.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: Mês de junho e a prim

PROJETO CONSTRUINDO RELAÇÕES



AGRUPAMENTO 3 – C

PROJETO CONSTRUINDO RELAÇÕES
Justificativa:
Estabelecer o contato com a criança e seus familiares, despertando o hábito do dialogo, do toque e do respeito mútuo.
OBJETIVOS:
• Experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades, expressando seus desejos sentimentos, vontades e desagrado e agindo com progressiva autonomia;
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e a satisfação que ela produz;
• Brincar;
• Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seu professor e com demais funcionários da instituição, demonstrando suas necessidade e interesses.
CONTEÚDO:
• Comunicação e expressão dos desejos, desagrado, necessidades, preferências, e vontades, em brincadeiras e nas atividades do cotidiano;
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmo que produz;
• Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se faz necessário
• Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação;
• Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro;
• Respeito às regras simples de convívio social.
ESTRATÉGIAS:
• Brincadeiras diversas;
• Bater palmas;
• Dançar;
• Brincadeiras no espelho;
• Gesticular;
• Lançar bolas;
• Ouvir e cantar músicas;
• Manusear livros;
• Ouvir histórias;
• Carimbo de mãos e pés;
• Imitação;
• Integração com crianças de outras turmas;
• Parque.
DURAÇÃO:
• Durante todo ano letivo de 2009.

Projeto Corpo, Saúde e Hidiene



1º TRIMESTRE 2009
PROJETO CORPO, SAÚDE E HIGIENE

OBJETIVOS:
• Levar a criança a valorizar uma boa alimentação;
• Conhecer as diversas espécies de frutas;
• Identificar cores por meio de frutas;
• Desenvolver o conceito de quantidade e formas;
• Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene em relação às frutas;
• Saber adequar a alimentação às suas necessidades;
• Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
• Compreender a importância das frutas, legumes e verduras para o nosso organismo;
• Estimular a criatividade, a imaginação e a socialização;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
• Conscientiza as crianças sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
ESTRÁTEGIA:
• Recorte e colagem;
• Músicas e poesias;
• Dobradura;
• Enfeites.
• Reunir as crianças e preparar um suco;
• Estimular a alimentação diária;
• Recursos tecnológicos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Objetivos Gerais e Específicos 2009



OBJETIVOS GERAIS

• Preparar para a cidadania dentro da compreensão teórica e prática dos direitos e deveres da pessoa humana, da família e demais elementos que integram o convívio social, desenvolvendo atitudes de solidariedade, diálogo, cooperação, repúdio às injustiças e respeito mútuo;
• Através do reconhecimento dos diferentes ambientes possibilitando a criança o conhecimento de si e do outro, proporcionando a construção de sua identidade;
• Ampliar o conhecimento de mundo da criança partindo de seus conhecimentos e manuseando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística e corporal.
• Compreender o ambiente natural e social em todos os aspectos em que se fundamenta a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Valorização da relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
• Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico concretamente;
• Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
• Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora);
• Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
• Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
• Reconhecimento do próprio corpo e aceitação das diferenças entre os colegas;
• Observação e exploração do meio ambiente;
• Ampliação da comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
• Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
• Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
• Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
• Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças;
• Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
• Realizar atividade de volta à calma, com o intuito de relaxar corporalmente;

CARACTERIZAÇÃO DA SALA 2009



AGRUPAMENTO 3 – C
Mestre não é quem sempre ensina,
mas quem de repente aprende".
(Guimarnes Rosa)


CARACTERIZAÇÃO DA SALA

O agrupamento 3 – C está formado com vinte e seis crianças, nos quais alguns freqüentam outra unidade educacional a tarde e outros ficam com os familiares, a maioria são de classe médio-baixa, onde os responsáveis pela criança precisam trabalharem o dia todo para o sustento da família.
Algumas crianças conseguem manifestar suas preferências, seus desejos e desagrados, através da forma verbal ou chorando.
Algumas crianças são independentes do adulto, se trocam, vão ao banheiro sozinho, se alimentam sozinhas, faz sua higiene sozinha, sob a orientação de um adulto, outras crianças precisam da colaboração e orientação de um adulto para executar as tarefas dadas.
Todas as crianças participam das brincadeiras, das atividades desenvolvidas em sala realizadas pela professora, nas quais são realizadas de acordo com sua capacidade.
Ao brincar de faz-de-conta cada criança cria sua brincadeira, algumas crianças preferem ficarem sozinhas, outras em grupos. Ao terminar a brincadeiras todos organizam os brinquedos sob a orientação da professora.
Ao brincar no parque as crianças pulam, correm, brincam no tanque de areia, sobem em arvores pequenas, rolam pneus, interagem com outras crianças de idades maiores se maiores dificuldades.
Algumas já reconhecem a primeira letra do nome, reconhecem números, manuseiam cola, guache giz de cera, lápis de cor e outras matérias sem dificuldades.
As crianças têm um pouco de dificuldades em respeitar as regras por elas criadas, “regras de convívio”, onde o grupo tem o que pode e que não pode fazer.

sábado, 30 de maio de 2009

Reunião de Pais.

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS E EDUCADORES 22/05/2009
AG III – C
• Leitura do livro: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA;
• Horário de entrada e saída;
• APM (colaboração espontânea);
• Higiene pessoal;
• Aquisição de material (materiais e brinquedos);
• Projetos trabalhados: dengue, higiene pessoal, higiene domestica, forma geométrica, cores, brincadeiras.
• A educação é um processo de formação que ser realiza a partir das experiências vividas pelo sujeito em interação com o mundo e com as pessoas;
• A criança é o agente do seu próprio processo de aprendizagem, no qual o professor como mediador tem funções importantes;
• Meu http://lurisso.blogspot.com/

Galinha Pintadinha...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Oração


Criança

Todos os pais têm consciência da importância de passar para as crianças o conhecimento, o respeito e a postura correta para que se tornem cidadãos de sucesso na vida material, social e emocional.
É algo com que se preocupam e procuram fazer sempre o melhor.
Porem, eles não sabem exatamente o que as crianças precisam e querem nessa fase da vida.
O importante, poucos se preocupam em dar ou ensinar.
Jesus, meu caminho esta só começando, sou quase uma semente nascendo.
Ensine-me Jesus, a ver em tudo, a Sua bondade e amor.
Obrigado Jesus, por ter me dado papai e mamãe, minha casa, comida e carinho,
e por todos os meus amiguinhos.
Ajude-me a ser sempre bom, obediente e amigo.
Obrigado Jesus, por ter me permitido viver, quando muitas crianças como eu não tem nada disso. Eu sou pequeno, mas meu amor por Você é muito grande.
Obrigado Jesus.

Marina C. Cruz

Língua de sinais.


Amigos... Vou terminar...


sábado, 16 de maio de 2009

Pai Nosso.




Será inútil dizer PAI NOSSO, se na minha vida não ajo como filho de Deus, fechado a meu coração ao amor da família.
Será inútil dizer,VENHA A NÓS O VOSSO REINO, se sou egoísta e não desfruto com alegria os momentos que estou junto dos meus filhos.
Será inútil dizer SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, se no fundo desejo mesmo é que os meus desejos se realizem.
Será inútil dizer O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, se não me lembro de suprir as necessidades nem de minha casa.
Será inútil dizer PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS OFENSORES, se não me importo em ferir, desprezar, ofender, injustiçar, oprimir e magoar minha família.
Será inútil dizer E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, se escolho sempre a caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Cristo.
Será inútil dizer LIVRAI-NOS DO MAL, se por minha própria vontade procuro sempre os prazeres materiais, carnais e tudo o que é proibido me seduz.
Será inútil dizer AMÉM, porque, sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar.

Vânia Ramos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

REFLEXÃO



A identidade é construída a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas, também da reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas a luz das teorias existentes, da construção de novas teorias”(PIMENTA, 1999, p.19). (http://cefaprotga.blogspot.com/20003/formao-da-<

O QUE É SER PROFESSOR HOJE?


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR NESTE CONTEXTO?

Ser professor nos dias de hoje, vai além de saber ensinar, transmitir o conhecimento.
Ser professor hoje é saber ouvir a criança, ser criativo, saber lidar com as diversas situações do dia-a-dia escolar, interagir com a realidade do aluno, ter um bom relacionamento com as crianças, com a comunidade escolar.
Procuro ser uma pessoa moderna, atualizada, pensando sempre em buscar um histórico da criança para poder compreendê-la.
Vejo que os recursos tecnológicos vieram para me ajudar, é uma nova ferramenta de ensino, onde a base do conhecimento tecnológico começa a fazer parte do meu cotidiano.
Através da INCLUSÃO DIGITAL, vejo como ferramenta de trabalho de alta qualidade, onde possibilita a criança vivenciar uma experiência diferenciada.